Katherine Johnson

 Biografia de Katherine Johnson, matemática, física e cientista espacial da NASA

    Katherine Johnson nasceu em 26 de agosto de 1918, em White Sulphur Springs WV (Virgínia Ocidental), filha de Joshua Mckinley Coleman e Joylette Roberta Lowe. Desde pequena, ela já apresentava grandes habilidades com números, iniciando o ensino médio aos 10 anos de idade. 

    Aos 18 anos ela se matriculou na West Virginia State College  (hoje West Virgínia State University)com bolsa integral, onde se formou com honras em matemática e francês, instruída por James Carmichael Evans, que foi Bacharel em Engenharia  Elétrica pelo MIT, e encorajou Katherine nos estudos de matemática. Outro orientador importante para a  matemática foi William Schieffelin Claytor, que foi o terceiro afro-americano a obter um doutorado. em matemática e o primeiro a publicar em um diário de pesquisa matemática; Claytor foi muito importante para Katherine, encorajando-a muito, enquanto a acompanhava na realização de todos os cursos.

    Após sua formação aceitou o emprego de professora em uma escola pública para estudantes negros, mas deixou esse emprego quando o presidente do estado de West Virginia, Dr. John W. Davis, selecionou Katherine e mais dois homens para serem os primeiros negros a realizarem estudos na West Virginia University, sendo ela a primeira mulher negra a integrar um curso de pós graduação.

    Pouco tempo depois ela decidiu então parar com os estudos e se dedicar a família, com seu primeiro marido James Goble, e suas três filhas. Quando as meninas já estavam crescidas, Katherine voltou a lecionar.

    Em 1952 ela soube de vagas abertas para a área de computação na parte Ocidental do Laboratório Lanley da NACA (National Advisory Committee for Aeronautics), com o grupo dirigido por Dorothy Vaughan. Logo mais foi designada para trabalhar na Seção de Cargas de Manobra da Divisão de Pesquisa de Voo, ficando no cargo por 4 anos. Em dezembro de 1956, James faleceu por problemas de saúde, deixando Katherine e suas três filhas.

    Como até 1958 os trabalhadores do local sofriam com a segregação racial, é evidente o fato de Katherine e muitos outros negros, principalmente mulheres, terem sofrido diversos preconceitos, tanto pela cor da pele, quanto pelo fato de serem mulheres.

    Depois do envio do satélite Sputnik ao espaço, pela URSS, a corrida espacial tornou-se mais fervorosa. No que diz respeito a Katherine, ela participou da elaboração do documento Notes on Space Technology, e depois realizou cálculos para a missão Freedom 7, no Grupo de  Tarefa Espacial. (nesse meio tempo a NACA já havia se tornado NASA).

Antes, em 1960, ela e Ted Skopinski, ajudaram na preparação do relatório com equações que calculam trajetória  e pouso de uma nave, esse relatório foi usado para o voo espacial de Alan Shepard em maio de 1961 e o voo de John Glenn em fevereiro de 1962, este último no qual o próprio astronauta pediu para que  Katherine fizesse os cálculos à mão para estabelecer a trajetória da cápsula na missão Friendship 7.

Em 1959, Katherine casou-se com James A Johnson.

Além dos feitos supracitados, a matemática também realizou cálculos importantes para a sincronização do Módulo Lunar (Proj. Apollo), com o Módulo de Comando e Serviço, na órbita da Lua. Trabalhou também no Ônibus Espacial e no Satélite ERTS (Landsat), e assim, aposentou-se em 1986.

Mesmo após sua aposentadoria, Katherine ainda recebeu do ex-presidente Barack Obama, em 2015, a Medalha Presidencial da Liberdade, e no  ano seguinte, a NASA nomeou um dos edifícios do Langley Research Center, em Hampton, como 'Katherine G Johnson Computational Research Facility'.

Além de tudo, em 2017 foi lançado o filme Hidden Figures (Estrelas além do tempo), que se baseia na trajetória de Katherine Johnson e suas duas amigas Mary Jackson e Dorothy Vaughn     *um filme que eu recomendo mt * 

 Ela veio a falecer em 24 de fevereiro de 2020, aos 101 anos, deixando para a humanidade sua referência em honra, força, determinação e sabedoria.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equação de Segundo Grau (Completa)- Resoluções

Sais Minerais nos seres vivos

Mecânica clássica: Cinemática