Simbolismo (resumido)
Escola literária:
Simbolismo (1893-1910)
- Contexto sociocultural: O simbolismo tem início na França, onde o cientificismo e materialismo já eram muito presentes. A Europa passara por uma crise econômica, pois assim com o crescimento do capitalismo, veio a desigualdade, assim, marca o período das disparidades entre a classe burguesa e o proletariado; Ainda havia todo o contexto de surgimento dos fatores que dariam início a Primeira Guerra Mundial.
- Principais características: Esta escola literária procurava tratar de temas não objetivos, com uma oposição ao racionalismo e retomada da presença da religiosidade em suas obras. Havia a busca pelo próprio interior humano, com uso de diversas simbologias e "incertezas" na escrita.
- Principais recursos da linguagem simbolista: O simbolismo trabalhava temas repletos de subjetividade, pessimismo e imprecisão, com figuras de linguagem, como sinestesia, aliteração e assonância, assim como metáforas e comparações. Muitos poemas tinham a missão de "encarnar o divino", muitos poetas faziam uso do misticismo e religiosidade, muitos tratavam de temas voltados para o interior do ser humano, com grande uso de simbologias em linguagem vaga.
- Principais obras e autores: Cruz e Sousa (Missal; Broquéis; Faróis...), Alphonsus de Guimaraens (Kiriale; Setenário das Dores de Nossa Senhora; Dona Mística...).
Comentários
Postar um comentário