Água nos seres vivos
A composição dos seres vivos pt.1 (Água)
Para lembrar quais são os elementos mais presentes na composição da matéria viva temos o nome CHONPS, que contém as iniciais dos seis elementos mais abundantes nos seres vivos:
C: carbono - H: hidrogênio - O: oxigênio - N: nitrogênio - P: fósforo - S: enxofre
Esses elementos se unem para formar os compostos químicos que são divididos em :
Substâncias inorgânicas: Água e Sais Minerais
Substâncias Orgânicas: Aminoácidos, Proteínas, Carboidratos, Lipídeos, Nucleotídeos, Ácidos nucleicos e Vitaminas.
_________________________________Água: H2O (2 hidrogênios, 1 oxigênio)
A quantidade de água no corpo varia de acordo com a espécie, o metabolismo , a idade do indivíduo e o seu habitat. A seguir, as principais funções da água:
Metabolismo: Muitas das reações metabólicas ocorrem em meio aquoso, pois a água é capaz de dissolver diversas substâncias, além de ser reagente de várias reações. Quanto maior a atividade metabólica, mais água o indivíduo precisará armazenar, e vice-versa.
Transporte: A água transporta substâncias dentro do corpo, como os nutrientes que ingerimos, que são dissolvidos e transportados pela água do plasma sanguíneo, assim como muitas excretas são eliminadas para fora do corpo, como ocorre com a água da urina.
Termorreguladora: Pelo alto calor de vaporização, quando evapora, a água absorve calor da superfície (pele, por exemplo), quando uma pessoa transpira, a água do suor evapora, retirando o calor da pele e mantendo uma temperatura aceitável no corpo.
Lubrificação: A água também reduz o atrito entre superfícies e diminui o choque mecânico, também contribui para a hidratação.
A relação da água com a idade é inversa, quanto maior é a idade, menos água o indivíduo tem no corpo, um recém-nascido humano tem cerca de 70% do corpo formado por água, já uma pessoa adulta tem 65% de água no corpo.
Comentários
Postar um comentário