Guerra Fria

 Guerra Fria:

O mundo viveu , entre 1914 e 1945, um período chamado de "Guerra Total" (1º e 2º Guerras Mundiais). Ao final da 2º Grande Guerra, houve tensão global, a chamada Guerra Fria, que ocorreu entre Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista). A guerra teve esse nome por não ter ocorrido  nenhum conflito direto entre as duas potências, mas houve sim, guerras indiretas, principalmente entre outras nações apoiadoras.


1- O início:

A Guerra Fria teve início em 1947, com a criação da Doutrina Truman pelos EUA, visando conter o avanço do comunismo, criando o Plano Marshall, que consistia em investir capital na reconstrução da Europa Ocidental.

Em 1949, em contrapartida, a URSS uniu partidos comunistas (Kominform), fundando o COMECOM (Conselho de Ajuda Econômica Mútua), que ajudava economicamente países do Leste Europeu.

O mundo vivia assim, um regime mundial Bipolar.


2- Conflitos secundários:

Não houve conflito direto entre EUA e URSS, mas houve conflitos entre seus aliados, por exemplo:

  • Guerra da Coréia (1950-1953) dividiu-se em Coréia do Norte-comunista e Coréia do Sul-capitalista;
  •  Guerra do Vietnã (1959-1975) dividiu-se em Vietnã do Norte-comunista e Vietnã do Sul-capitalista *foi reunificado em 1975 sob regime socialista*
  • Guerra do Afeganistão (1979-1989) 
  • Crise dos Mísseis em Cuba (1962).

A Alemanha também foi disputada, principalmente sua capital Berlim. A nação foi dividida entre Alemanha Oriental (comunista) e Alemanha Ocidental (capitalista). Os soviéticos realizaram em 1948 o bloqueio de Berlim (impediu acesso ferroviário e hidroviário para Berlim Ocidental), e em contrapartida EUA realizou a Política de Contenção, impedindo o envio de suprimentos à cidade.

3- Parcerias militares:

Os dois blocos fizeram parcerias com seus aliados, formando alianças militares. Capitalistas formaram, em 1949, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Os socialistas formaram o Pacto de Varsóvia. Essas alianças tinham o objetivo de defender seu respectivo bloco fundador contra possíveis ataques do outro.

4- Corrida Armamentista e Aeroespacial:

Houve muitos investimentos na indústria bélica, as duas potências detinham grande poder em armamentos,era o que dava o equilíbrio à guerra, pois ambos os lados detinham o poder de armas nucleares, e poderiam destruir um ao outro (assim como o restante do planeta!).

Foi investido muito no setor aeroespacial, com os primeiros lançamentos de satélites, sondas espaciais e até envio de naves tripuladas ao espaço.

Houve um bom investimento no serviço de espionagem em ambos os lados, EUA cria a CIA(Agência Central de Inteligência), e URSS cria a KGB (Comitê de Segurança do Estado).

5- Alemanha e o Muro de Berlim:

A Alemanha, no começo da guerra foi ocupada, e dividida Ocidental-capitalista (ocupada por EUA, Grã-Bretanha e França)e Oriental-socialista (ocupada pela URSS).

O Muro de Berlim separava os dois lados e impedia a migração do lado Oriental para o lado Ocidental. Esse muro foi o marco que caracterizou a Guerra Fria, foi construído em 1961 e derrubado em 1989. estima-se que cerca de 118 pessoas morreram ao tentar  atravessar o muro e cerca de 5000 conseguiram passar para o lado Ocidental.

O fim:

Com a morte de Stálin (1953), ocorreu o "Período de Coexistência Pacífica", até 1959, depois disso a guerra volta a ativa com a Revolução Cubana(1959) e a construção do Muro de Berlim, após o início da década de 1970, houve outro período de reaproximação dos dois polos, quando Nixon (então presidente dos EUA) e Brejnev (então líder da URSS  e chefe do Partido Comunista) realizaram acordos bilaterais para diminuir as tensões, mas a tranquilidade acaba quando o próximo presidente estadunidense Reagan, recomeça a enfrentar a URSS. Assim, a Guerra Fria somente teve fim, com o fim da URSS em 1991.

*aqui um mapa mental que resume o conteúdo*



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equação de Segundo Grau (Completa)- Resoluções

Sais Minerais nos seres vivos

Mecânica clássica: Cinemática