Citologia (conceitos e organelas)
Citologia quer dizer: "O estudo das células".
Conceitos importantes antes de iniciar:
-Seres podem ser divididos em UNIcelulares (formados por uma célula) ou PLURIcelulares (formados por mais de uma célula);
-Há dois tipos de células: Procarióticas (a célula não possui núcleo separado por membrana nuclear, assim o material genético está disperso no citoplasma) e Eucarióticas (o material genético está no núcleo que é separado do citoplasma pela membrana nuclear ou carioteca).
Estruturas celulares e suas funções
1- Membrana Plasmática: É formada por lipídios, fosfatos e proteínas (lipoprotéica), serve para separar as organelas do meio externo, controla o que entra e sai da célula pela permeabilidade seletiva.
2-Parede Celular: Nas células bacterianas ela é formada por polissacarídeos e nas células vegetais é formada por celulose. É mais espessa que a membrana plasmática, servindo para resistir à tensão e decomposição, além de conferir elasticidade e permeabilidade para a célula.
3-Citoplasma: Material gelatinoso que preenche o interior da célula, onde estão as organelas, é formado por água e outras substâncias dissolvidas como proteínas, açúcares e sais minerais.
Organelas celulares e suas funções
1- Ribossomos: Formados por proteínas e RNA ribossômico, tem a função de produzir proteínas.
2- Retículo Endoplasmático Rugoso: Tem o formato de tubos ou sacos, formado por membranas lipoprotéicas, apresenta ribossomos aderidos a ele, tem a função de produzir proteínas celulares e transportar e armazenar substâncias dentro da célula.
3- Retículo Endoplasmático Liso: Diferente do anterior, não apresenta ribossomos aderidos a ele, tem a função de produzir lipídios e mesma função de armazenamento e transporte.
4- Complexo de Golgi: Com o formato de sacos achatados, ele armazena proteínas e lipídios produzidos na célula para liberá-los conforme necessário, nas células animais essas estruturas produzem lisossomos.
5- Lisossomos -só em células animais-: Fazem a digestão celular. O retículo endoplasmático rugoso produz enzimas digestivas que vão para vesículas formadas no Complexo de Golgi, estas vesículas cheias de enzimas se soltam e realizam a digestão de substâncias na célula.
6- Vacúolos: Bolsas formadas por membrana lipoproteica que armazenam substâncias.
7-Mitocôndrias: Realiza a respiração celular, onde combina-se moléculas de glicose (C6H12O6) com moléculas de oxigênio (O2), para sua transformação em moléculas de gás carbônico (CO2) e água (H2O), e liberar energia.
8- Cloroplastos - só células vegetais-: Realizam a fotossíntese pela conversão de gás carbônico (CO2) e água (H2O) em glicose (C6H12O6) e oxigênio (O2). Tem formato de disco e podem ter cor verde pela presença do pigmento clorofila.
9- Centríolos - só células animais-: Há só 2 centríolos em cada célula. Eles orientam o caminho dos cromossomos durante a divisão celular e originam cílios e flagelos.
Célula Bacteriana (Procariótica)
A célula bacteriana é simples se comparada com células animais e vegetais, no seu interior encontram-se ribossomos, RNA e o nucleóide (DNA) dispersos no citoplasma. O diferencial destas células está também na presença da parede celular que envolve a membrana plasmática, além de poderem apresentar cílios e flagelos.
Célula Animal (Eucariótica)
Com um grau maior de complexidade e organelas em seu interior, as células animais apresentam retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, mitocôndrias, centríolos e vacúolos, além disso o material destas células (DNA e RNA) encontra-se envolto pela membrana nuclear. Ao contrário das células bacterianas, estas não apresentam parede celular.
Célula Vegetal (Eucariótica)
Apresenta as mesmas organelas das células animais (menos lisossomos e centríolos), estas células apresentam vacúolos e cloroplastos, além de uma membrana celulósica que cobre sua membrana plasmática.
O conteúdo sobre núcleo é o próximo da lista! 😉
Comentários
Postar um comentário