Evolução: Biologia evolutiva e Teorias evolucionistas.

 O que é EVOLUÇÃO?

Entende-se por evolução o processo de adaptação dos seres vivos em relação ao ambiente em que vivem, hoje, sabe-se que a evolução ocorre devido a processos de transformação, como a variabilidade genética. O ponto principal da "evolução biológica", é que à parir de um ancestral comum, todos os organismos se desenvolveram.

Anterior às propostas das teorias evolucionistas, permanecia no senso comum, a ideia do fixismo, que dizia que todos os seres vivos foram criados por um Ser Divino, e que assim, não sofriam nenhum tipo de mudança ao longo do tempo. Essa ideia surgiu com os filósofos Aristóteles e Platão, na Grécia Antiga, que dizia que os seres vivos eram imutáveis, fixos. Essa teoria era bem aceita pelos criacionistas.

Teorias Evolucionistas em destaque:

---------------------------------

-Lamarckismo ,elaborada por Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829)

Esta teoria tem base em duas leis: A lei do Uso e desuso, e a lei da Transmissão dos caracteres adquiridos

Uso e desuso: O exemplo clássico para essa lei, é o pescoço das girafas. De acordo com a teoria, quanto mais as girafas esticavam seus pescoços para comer folhas de árvores mais altas, mais eles esticavam e se desenvolviam, ou seja, quanto mais se utiliza um órgão, mais ele se desenvolvia, e se esse órgão não fosse utilizado, ele atrofiava.

Transmissão dos caracteres adquiridos: Afirma que as características que fossem adquiridas durante a vida, são transmitidas para os descendentes.

*Mas essas teorias apresentam erros, por exemplo, as características que adquirimos ao longo da vida não podem ser transmitidas para a próxima geração, somente características genéticas, que também não são alteradas pela primeira lei.

-------------------------------

-Darwinismo , elaborada por Charles Darwin (1809-1882)

Segundo as ideias de Darwin, as espécies mudam ao longo do tempo, isso devido à seleção natural, que se descreve pelo seguinte: como indivíduos de uma mesma espécie são diferentes, há  entre eles uma "luta" pela sobrevivência, onde os indivíduos mais fortes e mais bem adaptados ao ambiente, conseguem deixar mais descendentes, ao contrário dos mais fracos. Um exemplo muito usado é o das bactérias, ao ingerirmos um antibiótico, algumas bactérias podem morrer, mas os sintomas ainda podem persistir, pois bactérias mais fortes resistem ao remédio.

-------------------------------

Teoria Sintética ou Neodarwinismo

Esta nova teoria surgiu depois, aprofundando-se nas ideias de Darwin, mas adicionando explicações mais precisas. Os estudos de genética  e hereditariedade elaborados por Mendel, assim como estudos sobre permutação e recombinação gênica e sobre cromossomos, foram muito importantes para uma elaboração mais completa dessa teoria, aceita atualmente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sais Minerais nos seres vivos

Equação de Segundo Grau (Completa)- Resoluções

Aminoácidos