O Alquimista (resenha e considerações)

 Oi, resolvi fazer essa resenha sobre esse livro que me abriu muitas portas para pensar na vida de jeitos diferentes, aprecie...

Título da obra: O Alquimista

Autor: Paulo Coelho


    ‘O Alquimista’ se trata da história de um homem chamado Santiago, um jovem pastor andaluz, tem uma vida simples cuidando de suas ovelhas, porém passa a ter sonhos estranhos e repetidos sobre algo valioso que lhe esperava, assim.

    Santiago vai para uma cidade onde tem a ajuda de uma cigana que lhe confirma sobre seu sonho, que se trata de um tesouro que está escondido nas Pirâmides do Egito. Logo em seguida ele conhece um rei, que o ajuda na partida de sua jornada, assim ele vende suas ovelhas e parte em busca de sua Lenda Pessoal, uma forma de descrever a história da vida de um indivíduo que deve e somente pode ser escrita por ele próprio.

    Ao longo da história Santiago passa por uma jornada espiritual cheia de metáforas e ensinamentos sobre a vida, assim como o uso das pedras de conselho “Urim e Tumim” e a decisão do homem de utilizá-las algumas vezes para saber o que deveria fazer, e depois a decisão de não usá-las, pois assim seguiria seu caminho orientado pelos seus próprios pensamentos e intuição. Percebe-se que o rapaz  tenta desistir diversas vezes de sua busca, e assim lembra do mundo que está conhecendo, ele parte novamente em sua jornada.

    O personagem entra em contato com pessoas diferentes ao longo dessa jornada, como o Mercador muçulmano, o Inglês na caravana, o Alquimista e Fátima, seu amor.

    Ao longo dos acontecimentos, Santiago aprende mais sobre a vida em si, além de aprender mais sobre si mesmo e sobre o mundo, em uma passagem sobre a Alma do Mundo e sua linguagem, ele se depara com o sentido de Amor sentido como uma força.

    Após perceber que encontra seu verdadeiro amor, ele parte para o fim de sua aventura com a esperança de voltar para sua amada, aí outro ensinamento sobre os sentimentos envolvidos entre os sonhos e o amor de uma vida, e como eles podem ser diferentes e significar tudo aquilo o que uma pessoa deseja.

    Ao chegar às pirâmides ele descobre a verdadeira localização de seu tesouro, e parte para a sua busca e para seu reencontro com Fátima.


Conclusões:

A história tem em seus temas centrais a importância de um indivíduo seguir em sua Lenda Pessoal, crescendo em sua própria essência, ampliando sua visão sobre a vida e o mundo. Uma das principais mensagens é a do aproveitamento da jornada, ou seja, o destino de sua viajem é realmente importante, mas é igualmente importante o caminho que se percorre até ele.

Uma das lições sobre o caminho da vida está na passagem sobre a história do Sábio e um rapaz. O Sábio pede ao rapaz que ande por sua casa, a qual abriga maravilhosas peças de decoração artísticas e um lindo jardim, mas este deverá percorrer o caminho com uma colher na boca onde estão duas gotas de óleo, o rapaz percorre o caminho prestando atenção na colher, e ao fim, percebe que não derramou o óleo, mas que não apreciou nada das maravilhas da casa, o Sábio pede que ele volte e que também observe todas as obras de arte. Ao voltar, o rapaz tinha visto tudo, mas derramara todo o óleo da colher. Então o Sábio diz: “O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, e nunca se esquecer das duas gotas de óleo na colher.”





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equação de Segundo Grau (Completa)- Resoluções

Sais Minerais nos seres vivos

Mecânica clássica: Cinemática